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O Curso

Publicado: Quinta, 09 Abril 2020 18:42

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A meteorologia e o Curso de Graduação da UFCG

O interesse do Homem pelo clima e tempo é mais antigo do que a própria civilização. A partir do momento que o homem percebeu a relação existente entre suas atividades e o tempo, procurou conhecer a atmosfera.

A Meteorologia, por seu caráter interdisciplinar, utiliza conhecimentos de várias ciências, tais como: Física, Matemática, Química, Astrofísica, Oceanografia, Geografia, Computação, entre outras, para a descrição e análise dos processos atmosféricos. Pode ser considerada como a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos, procurando entender e descrever a composição e o comportamento dos inúmeros elementos que compõem a atmosfera, assim como seus movimentos, processos e influências.

As informações de que o meteorologista dispõe para o seu trabalho são geradas pelo maior sistema de aquisição de dados já organizado pelo homem, abrangendo a superfície da Terra e contando com a participação da quase totalidade dos países. São dezenas de milhares de postos e estações meteorológicas, centenas de radares, dezenas de satélites meteorológicos, centenas de aviões em vôo, centenas de centros de pesquisa, universidades e centros operacionais utilizando computadores de última geração. Enfim, um grande esforço conjunto voltado para a obtenção de informações mais completas e confiáveis sobre a atmosfera visando, por último, o desenvolvimento sustentável com o equilíbrio do ecossistema terrestre.

O Curso foi criado pela Resolução N0 10-A/74 do CONSUNI (Anexo I) e iniciou suas atividades no primeiro período letivo de 1974. Foi, também, o primeiro curso de Meteorologia a ser criado em todo o Norte e Nordeste do Brasil.

O Decreto nº 82.517 de 30 de outubro de 1978, do Conselho Federal de Educação (CFE), concedeu o reconhecimento ao Curso de Graduação em Meteorologia da Universidade Federal da Paraíba.

O Curso de Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande formou até a presente data 114 (cento e quatorze) profissionais. Um alto percentual, cerca de 88,6%, encontra-se efetivamente trabalhando na área enquanto que os 11,4% restantes o Curso não dispõe de informação atualizada.

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