Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico

Em Destaque

Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 09 Abril 2020 18:48

Com a criação da UFCG (LEI Nº 10.419, DE 9 DE ABRIL DE 2002.) os Departamentos passaram a ser denominados de Unidades Acadêmicas e o Centro de Ciências e Tecnologia foi desmembrado em três centros. O Departamento de Ciências Atmosféricas, hoje denominado de Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, está ligado ao Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.

Por iniciativa do Prof. Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, criou-se o segundo curso de Graduação em Meteorologia e o segundo curso de Mestrado em Meteorologia de nosso País. Esse esforço tem sido reconhecido a nível nacional e internacional e, hoje, os meteorologistas formados em nossa universidade trabalham em praticamente todas as instituições operacionais e científicas que possuem programas de Meteorologia no Brasil, ocupando posições de destaque.

Foi durante o segundo semestre de 1972, que o Prof. Lynaldo, então Diretor do Departamento de Assuntos Universitários (DAU) do Ministério da Educação (MEC), assessorado pelos professores Mário Adelmo Varejão Silva, Gleryston Holanda de Lucena e José Oribe Rocha de Aragão (funcionários da SUDENE), iniciou conversações com a diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para enviar um grupo de 5 recém-graduados para cursarem o Mestrado em Meteorologia naquela instituição. O acordo foi feito com o Dr. Fernando Mendonça e o Dr. Gylvan Meira Filho, Diretor Geral e Diretor Científico do INPE. A idéia do Prof. Lynaldo era de que esse pequeno grupo constituiria a "massa crítica" para o desenvolvimento de um programa de graduação e pós-graduação em meteorologia, pioneiro no Nordeste do Brasil.

O grupo enviado ao INPE era composto por Geraldo Nunes Sobrinho-Engenheiro Civil, José Maria Nogueira da Costa-Engenheiro Agrônomo, José Oribe Rocha de Aragão-Físico, Juarez Farias de Lima-Engenheiro Elétrico, e Pedro Vieira de Azevedo-Engenheiro Agrônomo. Eles chegaram ao INPE, em São José dos Campos-SP, em janeiro de 1973 e passaram a cursar o mestrado em meteorologia, fazendo parte da segunda turma daquele curso. Eles tinham uma pequena bolsa da UFPB que foi cortada depois de três meses, sendo contratados pelo INPE como assistentes de pesquisa.

Em 1973, o Curso de Graduação em Meteorologia da UFPB foi criado e o Prof. João Batista Queiroz Carvalho, do Departamento de Engenharia Civil, foi designado coordenador. O primeiro vestibular aconteceu em 1974.

No ano de 1975, os integrantes do "Grupo da Paraíba", como era então conhecido no INPE, terminaram seus cursos. Todos regressaram a Campina Grande em 1975 e 1976, com exceção de José Maria que foi contratado pela Universidade Federal de Viçosa. No lugar de José Maria, foi incorporada ao grupo a Professora Maria Regina da Silva Aragão. Todos foram lotados no Departamento de Engenharia Civil, inicialmente.

Outros professores foram incorporados ao grupo de meteorologia nos anos de 1976 a 1979, Arthur Julião da Silva, Gleryston Holanda de Lucena, Hukun Singh Rathor, Juan Carlos Ceballos, Koyott Raghavan, Manoel Francisco Gomes Filho, Margrit Henriette Nitzsche, Mário Adelmo Varejão Silva, Tantravahi Venkata Ramana Rao, Jerko Valderrama, Zenaide Rosa Sobral. Esse período foi de implantação e consolidação dos cursos de graduação e mestrado e do NMA, e culminou na criação do DCA.

Os professores de meteorologia conseguiram criar o Núcleo de Meteorologia Aplicada (NMA) em dezembro de 1976. O NMA funcionou até 1987 e serviu para assegurar recursos financeiros para a execução de trabalhos técnicos e de pesquisa em meteorologia e para equipar a UFPB em material permanente e equipamentos. Também, criaram o Curso de Mestrado em Meteorologia em maio de 1978.

Em março de 1979, os professores de meteorologia passaram ao Departamento de Mineração e Geociências e, em 19 de novembro de 1979, criaram o Departamento de Ciências Atmosféricas. O Prof. Oribe Aragão, que havia coordenado o Grupo de Meteorologia como Sub-Chefe do Departamento de Mineração e Geociências e era o Coordenador do NMA na época, foi indicado para presidir a primeira eleição de Chefe e Sub-Chefe do DCA no dia 20 de dezembro de 1979. Foram eleitos para esses cargos, respectivamente, o Prof. Mário Adelmo Varejão Silva e o próprio Prof. José Oribe Rocha de Aragão.

Vale salientar que foram os professores do NMA e DCA que promoveram o 1o Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET) em Campina Grande, em outubro de 1980. Trabalharam na preparação do 1o CBMET os professores José Oribe Rocha de Aragão, Juarez Farias de Lima, Manoel Francisco Gomes Filho, Marcos Alberto de Andrade e Tantravahi Venkata Ramana Rao. Nesse congresso foi reativada a Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET).

O esforço da UFCG tem sido recompensado pelo nível de formação de seus meteorologistas, pelo envolvimento dos seus professores nos programas em meteorologia a nível regional, nacional e internacional, e pelas publicações em periódicos nacionais e estrangeiros.

 

Campina Grande, maio de 2006.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página