O Curso - O Curso de Meteorologia no Contexto Regional e Nacional
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O Curso de Meteorologia no Contexto Regional e Nacional
Nos países desenvolvidos o meteorologista desempenha um papel relevante no que se refere à previsão de desastres naturais que, na maioria das vezes, podem provocar inúmeras mortes e enormes prejuízos financeiros à população atingida, como é o caso, por exemplo, dos furacões que atingem o leste dos Estados Unidos. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste sofrem a influência, no inverno, de frentes frias intensas que provocam geadas e, no verão, de chuvas torrenciais, que causam grandes transtorno tanto em áreas urbanas quanto rurais. No Nordeste do Brasil, o fenômeno das secas causa grandes prejuízos sócio-econômicos à região.
A atividade profissional do meteorologista pode ser enquadrada nas seguintes formas de atuação, determinadas pelas necessidades regionais e/ou nacionais:
a. pesquisador teórico: O sistema Terra-Atmosfera, com seus componentes gasosos, líquidos e sólidos, reage primeiramente absorvendo energia irradiada pelo Sol. Parte dessa energia é transformada em energia cinética produzindo movimentos contínuos. A pesquisa teórica da atmosfera está relacionada com a descoberta e o entendimento dessas reações, transformações e modificações, utilizando as ferramentas da tecnologia moderna.
b. pesquisador aplicado: Os processos atmosféricos são importantes nas mais diversas atividades humanas. A pesquisa aplicada adapta as descobertas teóricas para resolver problemas práticos, tais como: o projeto de uma aeronave; o controle da poluição do ar; a melhoria nas comunicações; a modificação artificial do tempo; a segurança nos transportes; o aproveitamento dos recursos hídricos, eólicos e solares; o planejamento urbano; o aumento da eficiência na produção de alimentos.
c. meteorologista operacional: Os meteorologistas neste campo realizam observações, dia após dia e hora após hora, interpretam essas observações, fazem previsões, dão avisos, alertas e informações profissionais necessárias à segurança e eficiência dos mais variadas operações e atividades humanas.
d. educador: O estudo da atmosfera tem sido introduzido nos currículos dos cursos de 1º e 2º graus, especialmente na formação de profissionais de nível médio, ocupando grande parte dos tópicos das Ciências da Terra. É importante e necessário qualificar profissionais para o ensino nesse nível.
A Meteorologia utiliza fundamentalmente conhecimentos da Matemática, da Física e da Computação, para interpretar os fenômenos atmosféricos e prover a população de informações sobre como evitar ou precaver-se de possíveis catástrofes. A presença do meteorologista é imprescindível em várias atividades humana. Apresentam-se a seguir algumas atividades em que a Meteorologia atua diretamente:
Agricultura e pecuária
Na agricultura e na pecuária o meteorologista pode atuar no zoneamento de culturas agrícolas, previsão da época mais apropriada à semeadura, determinação da quantidade de água a ser utilizada na irrigação de certas culturas ao longo do período vegetativo, combate a pragas e doenças que afetam plantas e animais, determinação de época mais propícia para o corte de lã de ovelhas, etc. Nessas atividades, o meteorologista pode atuar juntamente com o agrônomo e/ou engenheiro agrícola e o médico veterinário.
Indústria e Comércio
Neste ramo de atividade o meteorologista pode atuar no planejamento de construções civis (início e final de uma determinada obra dependendo das condições do tempo), no estudo da ação da direção e velocidade do vento em grandes estruturas, em estudos relativos a dilatações por aquecimento devido à temperatura, nos problemas relativos ao escoamento e retenção das águas provenientes da precipitação, etc..
O meteorologista pode atuar, ainda, na conservação e venda de alimentos perecíveis, estocagem e embalagem de produtos agrícolas, etc..
Construção e Urbanismo
O meteorologista pode trabalhar na localização de distritos industriais, visando o mínimo de poluição atmosférica, nas cidades ou núcleos residenciais adjacentes, bem como evitar doenças do aparelho respiratório e visual, doenças de pele, extinção da fauna e flora, e destruição a médio prazo de instalações civis. Pode, ainda, opinar na arquitetura, no traçado das ruas e avenidas e no conforto térmico dos edifícios.
Transportes
A atuação do meteorologista é indispensável na previsão do tempo para a navegação aérea, marítima e terrestre, e pode contribuir na orientação e localização de portos e aeroportos.
Geração de Energia não-convencional
Aqui o meteorologista pode trabalhar diretamente em projetos de zoneamento de energia eólica e solar, visando determinar as regiões com maior potencial energético.
Meio Ambiente
Como a maioria das atividades humanas está ligada direta ou indiretamente à atmosfera, é indiscutível o uso da Meteorologia nos mais variados programas e/ou projetos que cuidam da preservação do meio ambiente.
A Meteorologia pode atuar diretamente na detecção de áreas devastadas pela ação de desmatamento e/ou pela ação de queimadas. Por outro lado, atua também no processo de reflorestamento, estudando a climatologia da área a ser reflorestada. Enfim, na ciência ambiental há vários campos de estudo específicos para o meteorologista.
Biometeorologia
No estudo do clima, levando-se em consideração a poluição atmosférica, o teor de umidade do ar, a variação de temperatura à superfície e a influência desses fatores meteorológicos nos processos fisiológicos, abre um campo de atuação muito vasto e pouco explorado, a nível de Brasil, pela Meteorologia. Esse campo de atuação é chamado de Biometeoroloia.
O estudo das condições climáticas, aliado aos conhecimentos médicos, pode reduzir drasticamente o número de pessoas que adoecem vítimas de vírus que se proliferam sob certas condições atmosféricas.
Assim, a Meteorologia, aliada à Medicina, pode cuidar da saúde da população e, ao mesmo tempo, evitar gastos desnecessários por parte dos poderes públicos.
Gerenciamento dos Recursos Hídricos
Administrar ou gerenciar recursos hídricos é procurar manter um equilíbrio dinâmico entre disponibilidade e demanda, em termos de quantidade e de qualidade da água, satisfazendo as necessidades dos usuários, incluindo o Homem, a Fauna e a Flora. Simultaneamente, deve prevenir e controlar fenômenos críticos como secas e inundações. Neste conceito estão subentendidas várias atividades. É possível separar, dentro do conjunto dessas atividades, duas consideradas básicas:
- Administração da oferta de água;
- Controle do uso da água.
A administração da oferta de água requer o conhecimento das disponibilidades, as quais variam no espaço e no tempo, com diferentes tendências regionais e sazonais, além das modificações que ocorrem pela ação do homem. É neste sentido que o meteorologista pode atuar com sucesso.
Havendo um planejamento otimizado (mínimos custos e máximos benefícios) das atividades privadas e públicas em nosso País os meteorologistas podem atuar nas seguintes Instituições:
- Secretarias Estaduais e Municipais de: Agricultura, Planejamento, Urbanismo, Educação, Saúde, Transportes, etc.;
- Superintendências Regionais de Desenvolvimento;
- Empresas de Eletricidade;
- Empresas aéreas;
- Empresas de Irrigação e Drenagem;
- Companhias de Água e Esgotos;
- Faculdades de Agronomia, Engenharias, Geografia, etc.;
- Universidades públicas e privadas
- Órgãos de Controle do Meio Ambiente;
- Empresas e Indústrias que lidam com alimentos perecíveis;
- Institutos de pesquisa;
- Forças Armadas.
Professores do Curso interagem com instituições nacionais e internacionais, tais como: INPE/CPTEC (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/ Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), SUDENE Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), Universidade do Arizona/EUA, Universidade Federal do Ceará e USP Universidade de São Paulo). Alguns alunos do Programa PIBIC (Programa de Bolsas de Iniciação Científica) e professores do Curso também interagem com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Semi-Árido e CNPA (Centro Nacional do Algodão), na condução de experimentos agrometeorológicos. Através do programa REVIZEE (Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva) , dos Ministérios do Meio Ambiente e da Marinha, alunos e professores do Curso participam de experimentos meteorológicos a bordo do navio oceanográfico ANTARES da Marinha do Brasil.
O corpo docente do Curso ministra disciplinas na graduação, participa de programas de Iniciação Científica (PIBIC), orienta trabalhos de graduação e participam do Curso de Especialização em Métodos Estatísticos Aplicados à Meteorologia e Climatologia, oferecido pelo DCA a cada dois anos. Os professores, com titulação de doutor, ministram aulas e orientam dissertações no Curso de Mestrado em Meteorologia e Teses no Doutorado em Recursos Naturais.